4 sinais de que você está com baixa autoestima

Por Helena Eldero.

 

Você sofre de baixa autoestima?

Hoje vou listar aqui quatro características de quem sofre com este problema.

 

A autoestima potencializa vários comportamentos que nos direcionam para uma vida mais feliz e plena. Mas o que seria a autoestima? A autoestima é uma qualidade que consiste na aceitação plena do indivíduo de sua própria identidade. Seria a estima por si mesmo, o autoamor.

 

Isso não deve ser confundido com o narcisismo ou egocentrismo, característica de uma pessoa que não reconhece seus próprios defeitos e acredita ser o centro do mundo de todos que estão ao se redor, fazendo de suas necessidades as únicas que realmente importam.

 

A autoestima permite que o indivíduo reconheça suas qualidades apesar de seus defeitos. E que possa partilhar o mundo com outras pessoas respeitando suas próprias necessidades, mas sem desconsiderar as necessidades alheias.

 

vela baixa autoestima

 

Parece complicado? Para ficar mais claro, vamos listar aqui 4 sinais de que você está com baixa autoestima:

 

 

1 – Comportamento inseguro

baixa autoestima inseguro sozinho

Algumas dúvidas são naturais na vida, não sabemos tudo o tempo todo e, para pensar melhor, ouvir uma segunda opinião, estudar a respeito de uma questão antes de falar sobre ela, pode ser positivo.

Porém, quando o medo e a dúvida lhe impedem de agir diante de uma situação na qual a inércia será altamente prejudicial; quando você se torna dependente da opinião alheia, ou muda sua decisão em razão dos outros, isso pode ser indicio de baixa autoestima.

 

 

2 – Negativismo

baixa autoestima negativismo

Toda e qualquer situação tem um lado negativo e um positivo, ou seja, traz perdas e ganhos. Quando você só consegue ver as coisas que perde em toda e qualquer situação; quando não se abre a proposta de que mesmo coisas ruins podem nos trazer coisas boas; quando passa o dia reclamando, você está focado no lado sombrio da vida.

Acreditar que a sua vida é difícil e ruim significa acreditar que você não é merecedor de coisas boas. Por quê? As coisas boas se impõem de alguma forma, ou seja, elas existem ainda que você não queira. Quando você passa a não reconhecê-las ou simplesmente ignorá-las, este é sintoma claro de baixa autoestima.

 

 

3 – Insatisfação

baixa autoestima insatisfação

Não precisamos gostar de tudo o tempo todo. Acredito que isso nem é possível. Algum nível de insatisfação com a vida e com as pessoas é natural. Mas a sua vida é obra sua, ou seja, ela é resultado de suas escolhas. Então estar insatisfeito com a vida é o reflexo de uma insatisfação anterior: a insatisfação consigo. Quem se ama, não se julga nem se condena com o rigor de um carrasco.

Se você não gosta de nada, está sempre insatisfeito achando que há sempre uma falta, na verdade está criticando a si mesmo. Não reconhece valor na sua vida porque não reconhece valor em si mesmo. Pode estar sofrendo com uma severa baixa autoestima.

 

 

4 – Falta de confiança

baixa autoestima falta de confiança

E voltamos para o lugar do qual nunca saímos, pois se não confia em si mesmo, essa crença se reflete em suas relações. Sejam relações com pessoas, com o trabalho, com o próprio corpo. A confiança transita pelas vias da fé, fé no outro e em si mesmo.

Se você nunca acredita no outro, e o outro é todo aquele que não é você mesmo, é porque julga de antemão que não merece ter a verdade. Não é digno o bastante.

A falta de confiança em si mesmo lhe deixa vulnerável a opinião alheia. Aos medos alheios que passam a ser seus. Sinal claro de que você não está em sintonia consigo. Sintoma frequente de falta de autoamor.

 

A boa autoestima faz florescer a vida, não porque nos livra dos problemas, mas porque nos dá leveza para enfrentá-los da melhor forma possível. Sobretudo: ame-se!

 

Eu gostaria de te recomendar um material em formato de video-aula sobre autoestima que, com certeza, vai mudar a sua vida. Se chama “Melhor autoestima com EFT”  Emotional Freedom Technique (link afiliado) do autor Mizuji Kajii.

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: