Como a atividade física melhora a autoestima

Por Helena Eldero.

Você já deve saber a importância da autoestima na vida de uma pessoa. O autoamor favorece as relações, promove a autoconfiança, contribui na construção de uma vida melhor, independentemente das circunstancias. Diante disto você deve estar se perguntando: Mas como posso melhorar a minha autoestima? Um dos grandes aliados no processo e fortalecimento da autoestima é a atividade física. A prática de exercícios melhora o corpo como um todo, e é um importante recurso para manter o equilíbrio emocional.

corredora atividade fisica autoestima

Atividades físicas aliviam o estresse, melhoram a memória e diminuem a ansiedade. Os benefícios ao corpo se estendem a mente, pois o fluxo de sangue no cérebro melhora a quantidade de substâncias responsáveis pelo bem-estar. Neste sentido, a serotonina, importante neurotransmissor, aumenta seus níveis após a prática de exercícios.

Os ganhos também se refletem na aparência, pois a superação do sedentarismo permite ao corpo ganhar formas mais harmoniosas, ressaltando o que ele tem de melhor: músculos, simetrias e pele. Nem todo praticante de atividade física é magro, ou tem um corpo musculoso, ou esbelto, mas todos têm desenvolvida a habilidade motriz, cardíaca, vascular, digestiva, etc..

Enfim, todos têm um corpo plenamente ativo e isso se reflete na aparência, no humor, na desenvoltura e inclusive na capacidade de enfrentar doenças.

A atividade física regular também contribui para a disciplina e para o cumprimento de metas. Você se auto desafia quando decide correr, nadar, dançar, surfar, ou simplesmente caminhar todos os dias. Do auto desafio nasce a vitória e dela nasce a superação.

 

O resultado da atividade física

academia fitness atividade fisica autoestimaO resultado de cada quilometro a mais percorrido é a autoconfiança. E você não está a lutar com ninguém a não ser você mesmo, mas se superar é profundamente prazeroso. Vencer limites te dá possibilidade de expandir esses limites. Melhora sua crença em si mesmo e, por consequência, sua autoestima.

Quando a atividade física é feita em grupo você ainda tem a possibilidade de melhorar suas interações. Dependendo da modalidade, você pode desenvolver habilidades tais como: cooperativismo, liderança, iniciativa e raciocínio lógico.

Novas amizades podem surgir do tempo que você gasta para cuidar do corpo. Novos amores e porque não? Até um novo trabalho. O corpo reage bem a este cuidado. Há estudos que indicam que apenas 30 minutos de atividade física aeróbica regular pode ajudar pessoas deprimidas.

Felicidade e atividade física

atividade fisica felicidade academia autoestimaSe a autoestima se constrói e se fortalece por meio de situações que fortaleçam a autoconfiança e o autoamor, então a atividade física é um importante instrumento na construção desta autoestima.

Desta forma, fica claro que o exercício não deve ser um sofrimento para a pessoa. Nem ser escolhido com base naquilo que outros julgam ser mais adequado à sua idade ou constituição física.

Desta forma, fica claro que a atividade física adequada à pessoa é aquela que lhe proporciona alguma espécie de prazer. Sim! É preciso estar feliz movimentando o corpo para que todos os benefícios da atividade física sejam alcançados. Do contrário você corre o risco de ter um efeito reverso que agrida sua autoestima. Ou mesmo que a destrua de vez.

A autoestima está profundamente relacionada à percepção de si mesmo. Você precisa conhecer suas preferências e, mais importante, precisa respeitá-las. Isto quer dizer que se não gosta de atividades ao ar livre, por que correr no parque contando cada quilometro a mais como um quilometro a menos para ir para sua casa? Se ao contrário, gosta de ver o vento balançando seus cabelos enquanto desvia dos buracos da rua, por que ficar suando em uma esteira ergométrica enquanto conta cada rachadura da parede da academia?

alongamento atividade fisica autoestima

 

Respeite-se! Intuitivamente você sabe a melhor maneira de exercitar seu corpo, invista nisso e aproveite os benefícios.

 

atividade fisica casal praia correndo autoestima

Dica interessante

Se você não tem tempo pra frequentar uma academia, ou mesmo não gosta desse ambiente, você pode se exercitar em casa obtendo os mesmos benefícios de uma academia. Raphael Capel lançou um treinamento online chamado “Treino Hiit 12 semanas” (link afiliado).

O TH12 é baseado na metodologia cientificamente comprovada de exercícios curtos e de alta intensidade. É simplesmente o método mais avançado no Mundo para Perder Barriga e Emagrecer com saúde e qualidade vida em 12 Semanas.

Com apenas 12 minutos de treino por dia com auxílio de uma alimentação saudável você consegue obter resultados incríveis em 12 semanas. Os exercícios do Curso farão com que você queime gorduras por até 49 horas após serem realizados.

Este Treinamento foi desenvolvido para pessoas que desejam emagrecer de forma rápida e 100% saudável. Você pode treinar na sua casa, sem utilização de equipamentos. São movimentos simples e sem restrição de idade e condicionamento físico. E ainda oferece os melhores hábitos alimentares para te educar a comer mais e melhor e conhecer todos os segredos da alimentação funcional para acelerar seu metabolismo!

Clique no banner abaixo e assista o video. Você vai se surpreender com os benefícios que este treinamento pode te trazer.

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: