6 dicas para superar a insegurança e recuperar a autoestima

Por Helena Eldero.

6 dicas para superar a insegurança e recuperar a autoestima

A autoestima, sentimento que nos possibilita empreender projetos, seguir com alegria, realizar sonhos e compartilhar a vida de modo pleno e fluido, é resultado de vários empreendimentos emocionais. Significa dizer que, para se amar você tem que investir em si mesmo. Dedicar tempo as suas necessidades e valorizar seus desejos. A insegurança é um dificultador do desenvolvimento da autoestima. Aqui você encontra 6 dicas que vão lhe ajudar a investir nesse projeto que compreende o autoamor.

 

1 – Respeite sua jornada

 

caminhada caminho difícil path

Uma das práticas que gera insegurança nas pessoas é não reconhecer o valor de sua própria trajetória. Seus erros são resultado, sobretudo, de sua tentativa em acertar, e só você conhece os percalços que te levaram para este ou aquele caminho. Portanto, seja compassivo consigo mesmo. Não se condene, outros farão isso por você então é importante que você possa estar a favor de si mesmo, para quando precisar de alguém que advogue em sua causa.

 

2 – Aceite o passado

escorregar na banana

Se você não fez o que gostaria de sua vida ou em determinada circunstância, aceite que isso é passado, então nada mais pode ser feito. Use sua frustração como mola propulsora para acertar da próxima vez, ou pelo menos errar menos. Por outro lado, entenda que mesmo fazendo tudo certo, algo pode dar errado. Então o erro não é necessariamente uma coisa ruim, mas uma parte natural da vida de qualquer um. Valorize seus acertos e aprenda com seus erros e não o contrário.

 

3 – Goste de quem você é

swan patinho feio

Se não gostar de si mesmo, da sua figura física, do seu cabelo, da sua voz, do seu jeito de se relacionar com o mundo e as coisas, ficará difícil imprimir credibilidade e segurança em suas relações. Portanto, é importante que você aprenda a se conhecer e a valorizar suas particularidades. Para isso, tente se desvencilhar dos modelos socialmente estabelecidos. Modelos não vivem sua vida. Modelos são fôrmas nas quais você não precisa caber.

 

4 – Desenvolva suas habilidades

arco flecha habilidade alvo bow arrow

Quando você se conhece intima e profundamente sabe quais são seus talentos e vocações. É importante que você invista neles como um presente que lhe foi dado. Cobiçar os outros, querer ser quem são, é inferiorizar o que você tem de mais rico e único: seu potencial humano. Seja quem você veio para ser. E quem você veio para ser? Vai saber quando olhar pra si mesmo e entender para onde te levam seus desejos e sua alegria.

 

5 – Elogie-se

mulher espelho olhar woman mirror

Ao acordar pela manhã e antes de dormir reconheça seus grandes feitos do dia. Construa um belo elogio a si mesmo e o faça olhando nos olhos diante do espelho. Perceba como o reconhecimento do seu valor transforma seu rosto.  Sinta orgulho de si mesmo e agradeça.

 

6 – Agradeça

gratidão felicidade feliz campo happiness

Este processo é muito importante porque, para agradecer, temos que primeiramente reconhecer que algo é uma dádiva, que é bem-vindo. Então sinta-se grato pelas pequenas vitorias do dia. Seja dizer um não ou um sim a alguém; evitar levar a diante uma conversa que lhe faria mal; evitar permanecer em contato de uma pessoa tóxica; ou evitar fazer algo que vai contra seus princípios morais e éticos. Agradeça por sua coragem. A coragem fomenta a segurança. Quando somos corajosos algo de maravilhoso dentro de nós se solidifica, e é como se pequenas estruturas nos tornassem mais fortes e, por consequência, ainda mais corajosos. O medo afugenta a segurança e enfraquece a autoestima. Ser forte e seguro está intimamente ligado a ser corajoso. Tenha medo, mas não permita que o medo te imobilize.

 

Uma dica extra é o “Kit Equilibrando a sua energia” (ebook + audiobook) (link afiliado) de André Lima Oliveira.

– Com o (Ebook + Audiobook) Equilibrando a Sua Energia – 21 Atitudes Essenciais Para Manter a Energia Equilibrada no Dia a Dia e Ficar Mais Feliz com Você, vai potencializar o seu poder de transformar a sua vida para melhor a cada novo dia contribuindo para que fique mais satisfeito e feliz com você.

– Vai aprender através das Atitudes Como Lidar Bem com o Estresse, a Ansiedade e os Efeitos Negativos da Somatização, estes que comprometem e muito a qualidade de vida e até a saúde, sendo que a cada novo dia irá ajudar você a manter a Energia Equilibrada frente as adversidades da vida.

– De fácil entendimento e prático, acompanha o “Audiobook” para ser ouvido quando, na hora que bem entender e onde quiser, acelerando e facilitando e muito a curva de aprendizado e que ajuda a reforçar o conteúdo para conquistar o objetivo, que é manter a Energia Equilibrada para viver bem todos os dias.

– Acompanha Exercícios de Respiração e Relaxamento.

 

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: