Vegetarianismo como estilo de vida: vantagens e desvantagens

Por Helena Eldero.

Vegetarianismo como estilo de vida

Cada vez aumenta mais o número de pessoas que aderem ao vegetarianismo como estilo de vida. O ativismo pelos direitos animais se uniu a luta pelo desenvolvimento sustentável e, principalmente, comer carne vermelha se tornou uma prática cada vez mais abolida do cardápio de milhões de brasileiros.

O vegetarianismo vai mais a fundo propondo que nenhuma espécie de carne animal seja consumida. Apesar de ser muito vinculado a uma crença religiosa, o vegetarianismo está mais ligado a uma ideologia e uma filosofia de vida que envolve a ideia de que todos os seres devem ser respeitados e que comer carne de animais equivale a consumir cadáveres, sendo, portanto, um alimento sem vitalidade, sem energia. Desnecessário e até prejudicial para o bem-estar do organismo.

Entre os médicos há controvérsias a respeito. Muitos ainda acreditam que a falta de proteína animal pode causar sérios danos á saúde.

 

salad salada comida saudável

 

Mas quais seriam as vantagens e desvantagens de ser vegetariano?

 

Vantagens

 

1. Evita a obesidade

A dieta vegetariana não garante que pessoas não se tornem obesas, mas facilita o processo de eliminação da gordura por ser composta de alimentos funcionais com grande quantidade de fibras e compostos de antioxidantes. A variedade de verduras, frutas, legumes, cereais, sementes e leguminosas garante que o processo de saciedade aconteça de forma mais rápida.

 

2. Evita doenças

A dieta vegetariana pode prevenir uma série de doenças que vão desde a diabetes até alguns tipos de câncer. Por não conter a gordura saturada das carnes colabora para uma menor incidência dessas doenças.

 

3. Longevidade

Estudos tem relacionado a dieta vegetariana ao aumento na expectativa de vida. Por serem menos expostos a toxinas os vegetarianos tendem a ter uma melhor qualidade de vida que impacta nos índices de longevidade. A ausência de conservantes e corantes possibilita menos exposição a produtos químicos.

 

salad salada comida saudável

 

Desvantagens

 

1. Problemas de saúde

Muitos vegetarianos acreditam que o simples fato de não comer carne garante a saúde e acabam exagerando no consumo de produtos sem carne, mas processados. Bolos, pizzas e batatas são todos alimentos permitidos aos vegetarianos, mas ao mesmo tempo são ricos em gorduras trans e pobres em nutrientes. Então não comer carne exige, ao mesmo tempo, que a pessoa se atenha a uma dieta equilibrada e diversificada para garantir todos os nutrientes suprimidos pela falta de proteína animal na dieta.

 

2. Obesidade

Alguns vegetarianos ao fazer as substituições optam por alimentos ricos em carboidratos, os legumes e verduras mal combinados não produzem a saciedade esperada e a pessoa acaba compensando sua fome com os carboidratos. Sem uma dieta equilibrada que inclua proteína vegetal tal como feijões, grão de bico, lentilha, nozes, ervilhas, sementes e soja e uma variedade de cereais integrais a tendência é o excesso de carboidrato gerar obesidade.

 

3. Carências nutricionais

Esta falta refere-se mais ao manuseio da dieta do que à dieta em si. A falta de variedade dos alimentos pode gerar carências nutricionais que impactam no funcionamento do organismo. Você pode começar a sentir cansaço e menor disposição se repentinamente suprimir a carne de seu cardápio sem as substituições adequadas. Uma carência bastante comum entre vegetarianos é a de vitamina B12. Algumas pessoas precisam inclusive de suplementações que garantam a manutenção das reservas desta vitamina no organismo.

 

De forma geral, as desvantagens se referem mais a como você executa a dieta do que a dieta em si. É preciso conhecer os alimentos, as composições e saber das necessidades nutricionais diárias do ser humano que mudam de acordo com a idade e o estilo de vida. Um vegetariano desportista, por exemplo, deverá ficar mais atento a sua dieta do que um vegetariano sedentário.

 

Se você quiser umas boas ideias para experimentar este lado mais saudável da vida, te sugiro o livro digital “Receitas Fitness Vegetarianas: refeições simples e práticas para o dia a dia.” (link afiliado) de André Cid Ferrizzi.

 

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: